Translate

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre A Associação Cultural Komukaye


Em 2004 depois de uma primeira participação malsucedida no cenário político das eleições daquele mesmo ano, surgiu a necessidade de iniciar um projeto de organização social não partidária que visava atuar no cenário cultural voltado para as camadas da periferia e que tinha a música Rap como agente principal.

Na periferia a música é uma das formas artísticas mais acessíveis, e dele saem músicos em todas as vertentes ou estilos musicais. O Rap por sua vez oferece ainda uma redução nos custos da sua prática, exigindo do praticante apenas a escrita e a voz, utilizando de sampler ou bases instrumentais já prontas. Outra das vantagens do Rap na periferia é o baixo custo na organização de eventos onde cada um pode apresentar suas criações, interagir com outros criadores e entrar em contato com a comunidade. o Rap é, no seu âmago, música de protesto e nela os jovens, na maioria homens e negros, excluídos do mercado, dentre outras benesses sociais, denunciam a violência e as carências do povo excluído.

O Rap foi o responsável pelos primeiros projetos desde 2004.


De lá pra cá, houve um avanço considerável na qualidade de vida dos povos periféricos. A situação financeira de muitos foi transformada. No entanto a cultura, a arte e o esporte não conseguiram os mesmos avanços. permaneceram desassistidos e por vezes negligenciados. O modelo capitalista do lucro e consumo, do egocentrismo, do individualismo, modelo norte americano de estilo de vida, causa na periferia mais estrago do que se pode ver de imediato. O descaso com o esporte a cultura vem para fomentar o desgaste comunitário e social, enfraquecendo as conquistas e apontando para um futuro talvez pior do que foi o passado de exclusão e distanciamento.

A Associação Cultural Komukaye surge para pensar e buscar transformações nas práticas vigentes apontadas acima. Há a necessidade de organizar e agrupar agentes e criadores de cultura de rua em torno da comunidade, gerando ações que visam produzir cultura, formar produtores culturais, e apoiar os criadores de arte de rua, além de fomentar debates sobre assuntos pertinentes à cena cultural e ainda  em relação aos trabalhadores do esporte.

A Associação visa ainda despertar a consciência latino americana trabalho, buscando estreitamento com outros povos e modelos comunitários da América do Sul, Central, Caribe e México. Despertar a responsabilidade da comunidade em torno de temas de suma importância para o real avanço social da comunidade.

Como dito acima a A.C.K. tem como objetivo dialogar com as comunidades o acesso à cultura e o esporte, e ainda buscar mecanismos para que a comunidade consiga suprir a carência de políticas culturais e de práticas esportivas consiguindo assim combater males como o do Crack e práticas de delitosas. Criar um modelo de ação comunitária e abrir esse modelo para outros grupos interessados. Dialogar com professores, agentes comunitários, buscar no centro apoiadores e interessados, desenvolver abertamente mecanismos para suprir as carências e promover debates.









0 comentários:

Postar um comentário